quinta-feira, 28 de abril de 2011

7 Erros de Comportamento nos Ambientes Corporativos!

http://estrategiaecia.blogspot.com/2008/03/7-erros-de-comportamento-nos-ambientes.html

OS SETE ERROS Os erros de comportamento são vários e seria até difícil quantificá-los. Mas existem alguns mais recorrentes:

1. Escutar música sem fone, e ainda em volume alto:
A menos que você trabalhe em um ambiente muito criativo, ou mesmo numa empresa que venda material para a prática de esportes radicais, nunca escute música sem fones de ouvidos. Em algumas empresas mais tradicionais, não é permitido sequer ouvir música usando fones.

2. Utilizar o telefone para assuntos pessoais e ainda falar alto, atrapalhando as pessoas à volta:
O telefone é uma ferramenta de trabalho, que pode ser utilizada de forma pessoal - no entanto, este uso deve respeitar a ética profissional, mesmo porque ninguém precisa saber sobre a sua vida.

3. Utilizar linguajar impróprio para o ambiente de trabalho:
Cada um dá notícia de sua natureza por seus atos e formas de se expressar. Respondo essa questão com outra pergunta: será que alguém que se utiliza de gírias e palavrões passa uma imagem de pessoa serena, educada, compenetrada e comprometida ou de alguém relapso, sem critérios e até imaturo?

4. Fazer comentários de mau gosto sobre os colegas ou subordinados:
Comentários de mau gosto sobre os colegas, independente da posição que ocupam na empresa, não deveriam ocorrer nunca. É preciso ter em mente que todos os que trabalham naquele ambiente estão lá para desempenhar um papel profissional, e qualquer coisa que saia desse escopo deve ser evitada.

5. Abusar do poder:
O poder do seu cargo existe para preencher os propósitos da empresa. Se você os utiliza para outros fins, demonstra que não está preparado para liderar e muito menos para desenvolver pessoas.

6. Não cuidar do ambiente comum:
Uma boa dica com relação ao espaço é deixá-lo como você gostaria de encontrá-lo, não deixando rastros de sujeira e desordem em ambientes de uso coletivo. Devemos procurar desenvolver uma sensibilidade no sentido de observar a nós mesmos e o impacto que nosso comportamento pode ter sobre os outros.

7. Não separar pessoal de profissional:
Mais uma demonstração de imaturidade e o conseqüente despreparo para vivenciar o ambiente corporativo. Damos notícia de nossa natureza com nossas atitudes e pela forma como nos comunicamos. Alguém que age dessa forma, sem ter discernimento do que é pessoal e do que é profissional, demonstra que não merece estar onde está.

Fonte: Carreira e Suceso.