terça-feira, 26 de abril de 2011

Como fazer o seu curriculo

http://www.efetividade.net/2007/09/07/como-fazer-seu-curriculo-modelos-originais-de-curriculum-vitae-e-dicas-de-preenchimento/


Currículo é o documento em que se reúnem dados relativos às características pessoais, formação, experiência profissional e/ou trabalhos realizados por um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.
Como fazer meu currículo? Esta é uma dúvida comum, e oferecer um bom modelo de curriculum vitae que possa ser preenchido pelo candidato a um emprego ou estágio costuma ser uma boa resposta.
Mas muitas pessoas em busca de uma vaga ou de uma oportunidade para entrevista caem em uma armadilha comum: buscam sempre os mesmos modelos de currículo e assim parecem apenas “mais um na multidão” desde a primeira vez em que o recrutador tem contato com suas informações.

 

É por esta razão que o Efetividade.net vai adiante: além de oferecer modelos de currículo gratuitos e originais, ainda explica como você deve preenchê-los e personalizá-los para se destacar sem passar dos limites, garantindo maior chance de obter atenção positiva do seu futuro empregador.

Modelo de currículo para download
Já analisei muitos currículos mal produzidos, e por esta razão procuro fazer minha parte para que candidatos realmente interessados em um primeiro emprego, emprego temporário, estágio ou mesmo recolocação possam ter alguma referência ;-)

 

Clique para
download do modelo acima para editar no seu computador

Comece fazendo o download do modelo acima, que foi desenvolvido originalmente aqui pelo Efetividade.net e já foi destaque na revista Veja.

Currículo para baixar

O arquivo está disponível para download em 5 formatos diferentes que você pode escolher:
Este é um modelo de apenas uma página, ideal para quem está em busca do primeiro emprego ou recolocação. Se você não tem dados suficientes para “rechear” seu currículo, siga a dica dos profissionais para aumentar sua empregabilidade: use parte do seu tempo disponível para participar de eventos promovidos pelo SENAC, SENAI, SEBRAE ou outras entidades de fomento ao mercado, e o seu currículo automaticamente irá se enriquecer – gerando uma vantagem em relação aos seus demais colegas que estão na mesma busca, mas cujos currículos permanecem um grande vazio.
Note que foram tomados cuidados especiais para evitar o efeito de “folha vazia”. A margem esquerda foi ampliada, os títulos das seções estão dentro de células que ocupam a boa parte da linha, e outros truques tipográficos foram empregados para garantir de forma harmoniosa o preenchimento do espaço. Note que os truques óbvios, que saltam aos olhos de qualquer avaliador – como aumentar o tamanho da fonte e o espaçamento – foram completamente abandonados.
Se você quiser usar este modelo, o ideal é que você apenas o visualize (preferencialmente o PDF) e construa o seu próprio arquivo a partir dele, para que não seja idêntico ao de mais nenhum candidato à mesma vaga.
Após preencher seus dados, veja as dicas adicionais destes artigos:
Veja também o outro modelo original de currículo do Efetividade.net: “Modelos de curriculum grátis para download – parte 1: primeiro emprego
E se você busca informações sobre currículo sem experiência, veja o modelo específico disponível acima, e leia também os artigos “Currículo sem experiência” e “Emprego sem experiência? Existe solução“.