quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como você está se saindo no novo emprego?

http://carreira.monster.com.br/ambiente-de-trabalho-corporativo/novo-emprego/como-voce-esta-se-saindo-no-novo-emprego/article.aspx


Por John Rossheim, escritor convidado sênior do Monster
 
 
Quando iniciamos em um novo emprego, a natureza humana manda que nos concentremos na superfície das coisas: a fotocópia da declaração de visão que acompanha o seu pacote de orientação, o modo como seus colegas se vestem e a data indicada pelo RH para a sua primeira avaliação de desempenho.

Mas se você for usar este emprego para promover as suas metas de carreira, ou mesmo se você só quiser durar o suficiente para começar a ter direito à participação nos lucros, não poderá se dar ao luxo de esperar até que seu número seja chamado para descobrir como está se saindo.

“A maioria das empresas tem processos formais de avaliação, mas eles são programados e talvez não coincidam com a sua necessidade de opinião”, afirma Linda Taylor, diretora do Centro de Recursos de Carreira da Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Estadual da Carolina do Norte.

Diante dessa realidade inconveniente, veja como proceder para obter uma visão antecipada, significativa e multidimensional a respeito de seu desempenho no novo emprego.

Quando você deve começar a pedir uma opinião?

Não há regras gerais confiáveis sobre quando você deve começar a se informar a respeito do seu desempenho no novo emprego. Isso depende da cultura corporativa na qual você está entrando.

“Nós damos nossa opinião aos novos contratados após alguns dias”, afirma Ann Houlihan, CEO da Golden Key Leadership, empresa de orientação e consultoria de RH. “A maioria das empresas com quem trabalho começa a oferecer uma avaliação rápida após 30 dias. Se você esperar 90 dias, simplesmente ficará no suspense”.

Outros gerentes dizem que você deve se concentrar em destacar-se na sua atuação diária e não se preocupar muito com o quadro geral por algum tempo. “Você deve esperar de dois a três meses e, depois, fazer a sua miniavaliação geral”, afirma Michael Watkins, autor de Os primeiros 90 dias: estratégias de sucesso para novos líderes.

Sem dúvida, perguntar sobre o seu desempenho acaba sendo, muitas vezes, um estímulo negativo. “Não seja ‘carente’”, afirma Alan Weiss, diretor do Summit Consulting Group. “Em geral, os gestores não suportam pessoas que estão sempre tentando descobrir quanto estão gostando delas”.

Ajuste com cuidado seu pedido de opinião

Dar a impressão de ser um profissional, e não de um neurótico, é essencialmente uma questão de atitude. “A apresentação é uma parte grande disso”, afirma Watkins. “Para fazer disso algo trivial e tranquilo, você deve moldar sua consulta como se “perguntar fosse um hábito”.

Muitas vezes, faz sentido concentrar a sua autoinvestigação nas especificidades do produto do seu trabalho. “Não pergunte ‘como estou indo?’, mas tente articular o que é necessário”, afirma Taylor.

Você tem o que é necessário para o sucesso?

A chave para uma avaliação precoce significativa é perguntar se você atingiu os objetivos dos clientes internos e externos no prazo e dentro do orçamento. “Você precisa de autocontrole”, afirma Weiss. “Descubra os objetivos de qualquer tarefa logo no início, depois avalie se você os cumpriu, e em que nível”.
 
Outra tática útil é investigar como os vencedores na sua organização chegaram onde estão. “Quando a administração está falando em favor de outras pessoas, quais são as características que as diferenciam?”, afirma Taylor.
 
Não basta perguntar ao seu chefe. Pergunte a todos
 
Não termine a sua busca de opiniões antecipadas com o seu superior imediato, mas também não dependa do colega do cubículo vizinho. “Os colegas podem vê-lo como um concorrente”, afirma Weiss. “É melhor obter a opinião de alguém que começou no seu cargo e, desde então, vem sendo promovido”.
 
Se você estiver estabelecendo um relacionamento com um mentor na sua organização, ele poderá ajudar a compreender como as principais pessoas veem você.
 
No final, “não há como vencer o simples fato de ser franco e fazer a pergunta, independentemente do tipo de gerente que você tem”, afirma Houlihan.
 
Um último conselho: “Obtenha as opiniões pessoalmente”, afirma Weiss. “Por e-mail, você não recebe as informações que chegam através da inflexão”.