quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mercado de Trabalho – O ABC da Etiqueta Profissional

http://www.etiquetaempresarial.com.br/imp6.asp
(Nívia Trocado)


Consultoria: Maria Aparecida Araújo


Cuidado como você procede no ambiente de trabalho, para que suas atitudes não arruínem sua carreira.

Você sabe lidar com as diferentes situações do dia-a-dia e consegue driblar com elegância as saias justas que aparecem no mundo corporativo?

Se a resposta for positiva, PARABÉNS!

Isso leva a crer que você tem educação, bom senso e traquejo social. Portanto está preparada para representar a empresa em qualquer ocasião. Saiba, no entanto, que inúmeros profissionais desconhecem as vantagens que as boas maneiras podem trazer para sua carreira.

Muitas pessoas acreditam que o sucesso profissional depende apenas de um currículo brilhante, uma competência inquestionável e uma constante preocupação em manterem-se atualizadas.

Ledo engano!

Aprimorar as capacidades técnicas é importante, mas desenvolver as habilidades sociais é fundamental, porque além da competência e do foco em resultados, alavancar a carreira pode depender MUITO de umas regrinhas de etiqueta profissional. Afinal as empresas estão dando um valor cada vez maior às suas atitudes, à sua postura e ao seu modo de proceder.

A Consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Marketing Pessoal, Cerimonial e Protocolo, Maria Aparecida Araújo explica que as profissionais precisam sentir necessidade de aprender para ascender na carreira. "O maior benefício de quem se preocupa com a sua etiqueta profissional é a segurança que a pessoa adquire, porque ela aprende a se comportar em qualquer situação que se lhe apresente, ao tomar conhecimento do correto".

Geralmente, quando a pessoa está pouco à vontade, sua performance cai, porque ela não sabe o que fazer, como falar...

A importância de se preocupar com a etiqueta profissional é não colocar negócios a perder, porque a imagem mal colocada põe a carreira em risco.

O questionamento da própria conduta deve ser constante, pois o mais importante é o respeito ao próximo. Por isso o valor da etiqueta profissional, na qual a pessoa vai aprender regras do comportamento corporativo, porque ela está representando uma empresa.

" É uma grande responsabilidade, pois o comportamento da profissional funciona como um espelho da instituição que a contratou, perante os clientes" diz Maria Aparecida.


Qualidade de Vida gera Qualidade Profissional

A etiqueta profissional passa por diversos campos. O economista e Consultor de Qualidade de Vida, Cláudio Pelizari, afirma que, além de aprender princípios e regras de comportamento, a profissional, que pretende ter sucesso na carreira, deve se preocupar com a sua qualidade de vida. "O relacionamento entre uma pessoa e outra se dá a partir do que se vê". Por isso a profissional deve se preocupar em estar com uma boa aparência. Ser e parecer saudável, ter asseio pessoal.

Por exemplo, se a pessoa fuma, os colegas sentem o odor nela e isto é muito desagradável. "Por esse motivo o marketing pessoal está inserido na etiqueta profissional, sendo de suma importância para quem quer galgar degraus na carreira".


Confira as nossas dicas:

A - Aperto de Mãos: Jamais se deve cumprimentar com a mão mole ou tocando só as pontas dos dedos da outra pessoa. O aperto de mão deve ser firme, demonstrando para a outra pessoa que você tem prazer no contato com ela. Lamentável aquele que parece querer estraçalhar os dedos da outra pessoa.

B - Batom: Jamais retocar o batom em mesas de refeição e evitar ao máximo sujar o rosto das pessoas, colarinhos, guardanapos e toalhas de lavabo.

C - Cartões de Visita: Imprescindíveis ao profissional que deseja projetar uma imagem bem cuidada. É necessário dominar com desenvoltura todos os aspectos que envolvem a troca de cartões de visita. Nunca se apresente sem eles. Dizer que acabaram revela certa desorganização e falta de logística pessoal.

D - Direção do Automóvel: Um dos mais reveladores meios para se identificar uma pessoa bem-educada. Sem comentários: buzinar muito, obstruir calçadas, avançar sinais, ultrapassar pelos acostamentos e estacionar ocupando duas vagas, esquecendo-se dos demais.

E - Elogio: Ferramenta poderosa que desperta no semelhante a vontade de cooperar. Ele eleva a auto-estima do outro e atenua os efeitos desagradáveis de uma crítica.

F - Fofoca: Nunca será um comportamento de pessoas verdadeiramente elegantes. O profissional que se entrega a ela deixa transparecer que, no mínimo, é um desocupado.

G - Gafe: Atitude ou comportamento que repercute de forma desfavorável no convívio social ou profissional. Geralmente causa constrangimento para quem comete e para quem presencia.

H - Honestidade: Um dos "agás" do profissional de sucesso. Caminha lado a lado com a humildade, com o humor e com a habilidade.

I - Iniciativa: Requisito básico para que o profissional seja pró-ativo e bom colaborador dos colegas e da chefia. De nada adiantará ter boas idéias, se não agir para colocá-las em prática.

J - Jóias: Juntamente com as bijuterias devem ser discretas. Qualquer exagero dá ares de "perua" à mulher que usa. O visual do mundo corporativo exige mais discrição nos trajes. A elegância não admite excessos de nenhuma natureza.

L - Lenço: Peça essencial, que deve estar sempre na bolsa da mulher e no bolso do homem. Embora banido e substituído pelos de papel, é um poderoso aliado para proteger as pessoas de tosses, espirros e mãos suadas.

M - Marketing Pessoal: Instrumento fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado. Ninguém compra seu talento e competência se não descobrir que você os tem. Entre dois candidatos a uma vaga de emprego ou promoção na carreira, certamente a escolha irá recair naquele com melhor imagem, trato e apresentação.

N - Negatividade: Deve ser banida da atitude do profissional que deseja o sucesso. Aprenda a ser positivo nas palavras, pensamentos e ações. Ninguém gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.

O - Óculos escuros: Devem ser retirados quando você conversa com outra pessoa. O interlocutor deve ver os seus olhos. Sempre olhe para as pessoas com quem fala. Quando isso não acontece, a outra pessoa pensa que não tem nenhuma importância para você.

P - Pontualidade: Marca das pessoas bem-educadas. No Brasil, é um atributo ainda desprezado por muitos. Exatamente por isso, destaca positivamente o profissional que faz uso dela.

Q - Qualidade: Adote para sua vida o principal lema da qualidade: "Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje". Valorize suas melhorias diárias. Busque sempre seu auto-aprimoramento.

R - Resposta: Adote como norma de conduta responder sempre à sua correspondência (cartas e e-mails) e aos seus telefonemas. Quando não faz isso, comete extrema grosseria.

S - Sorriso: Estabeleça como meta dar no mínimo cinco sorrisos por dia. O sorriso é a mais poderosa arma para você fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas. No seu cotidiano use-o em abundância, juntamente com o elogio e o agradecimento.

T - Talheres: Aprenda a usar corretamente. "Dize-me como comes e te direi se és elegante e bem-educado".

U - Unhas: Nunca saia de casa com esmalte descascado. No trabalho não há espaço para extravagâncias nas cores, tamanhos e efeitos visuais. Nos pés será sempre preferível o esmalte mais claro. Deixe os vermelhos só para as mãos.

V - Viagens: Saiba conduzir-se com elegância em viagens de avião, navio, ônibus e trens. Escolha a roupa e a bagagem adequadas, não incomode os outros passageiros, seja consciencioso com os tripulantes, informe-se sobre outras culturas e evite gafes internacionais. Viajar é uma excelente forma de ganhar cultura e traquejo.

X - Xícara: Segure sempre pela asa sem deixar o dedo mínimo levantar. Nunca deixe a colher dentro dela, só no pires.

Z - Zum-Zum-Zum: Uma profissional séria não tem tempo para estar envolvida em zumzumzum, isto é em boatos. Isso é um mal relacionado à fofoca e quem trabalha de verdade não tem tempo para tal atitude que, além de tudo é deselegante.