quarta-feira, 20 de abril de 2011

Para profissionais de TI, segurança ainda é barreira na nuvem

http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/04/19/para-profissionais-de-ti-seguranca-ainda-e-barreira-na-nuvem/
Estudo realizado pela Accenture revela que área de negócios não possui a mesma visão. Acredita que segurança e privacidade não são problemas.

Por Computerworld/PT    19 de abril de 2011 - 14h04

Cloud computing ainda gera desconfiança entre profissionais de TI. A conclusão é do estudo Cloud and the Future of Business: From Costs to Innovation, realizado pela Accenture em conjunto com a unidade de outsourcing da London School of Economics and Political Science. De acordo com o levantamento, as equipes de tecnologia da informação veem segurança e privacidade como barreiras para a adoção de modelos de computação baseados na nuvem.
“Uma das descobertas mais interessantes foi que havia uma lacuna entre os gestores de negócios e os departamentos de TI”, diz Andrew Greenway, responsável pelo estudo por parte da Accenture. “Os empresários disseram que não veem a segurança nem a privacidade como um problema em torno da cloud computing. Por outro lado, o pessoal de TI vê a privacidade dos dados, o risco de aprisionamento e a segurança, como um grande problema.”
Greenway acredita ainda que “os recursos humanos de TI também não estão convencidos dos benefícios da nuvem assim como a comunidade empresarial”.
Para Greenway é preciso reduzir essa diferença. Caso contrário, os gestores de negócio podem contratar os serviços pretendidos, contornando a opinião dos departamentos de TI. “Isso vai causar um choque nas equipas de TI, levando-as a disponibilizar serviços muito mais rapidamente e com maior agilidade”, afirma.
A Accenture ouviu mais de mil gestores de negócios e de TI para chegar aos resultados do estudo. Além disso, os analistas realizaram mais de 35 entrevistas com responsáveis dos principais prestadores de serviços de cloud computing, integradores de sistema e utilizadores. O relatório abrange a evolução de cloud durante os últimos dois anos e reforça a visão de que a nuvem vai afetar a TI.
“Há a necessidade de os departamentos aderirem ao modelo e perceberem que o mundo vai ser diferente, além de exigir um método muito mais transparente e ágil para disponibilizar capacidades de TI no futuro”, diz Greenway. O executivo prevê que haverá uma grande mudança de direção para a TI, capaz de produzir um forte impacto nas organizações.
As organizações vão ter de se adaptar às mudanças e aprender a gerenciar serviços de cloud computing para disponibilizar funcionalidades e aplicações de TI ao negócio, de forma consistente e flexível. Podem constituir grandes desafios a gestão dos dados em múltiplos sistemas de diferentes fornecedores de serviços de cloud, mantendo ao mesmo tempo boa governação e garantias sobre a informação, segundo a Accenture.
A Accenture acredita ainda que um novo tipo de departamento de TI surgirá e deverá se tornar o departamento de TI 2.0. “Haverá pofissionais capazes de disponibilizar vários serviços em horas em vez de anos", finaliza.