terça-feira, 4 de outubro de 2011

O perfil da geração Y no ambiente de trabalho

http://blog.grupofoco.com.br/focotalentos/

Por Tatiana Kielberman
genY
Se você é da geração Y e entrou em determinada empresa como estagiário ou trainee, certamente deve se deparar, de vez em quando, fazendo uma avaliação da empresa, bem como de suas próprias posturas em relação aos colegas e ao seu gestor. Saiba que isso não acontece por acaso!
A geração Y é crítica quanto ao ambiente em que está inserida e possui um modo de pensar que difere do modelo tradicional estabelecido pelos baby boomers e pela geração X. A seguir, confira algumas dicas sobre como esse jovem pensa e age em suas relações de trabalho.
- Identificação com a empresa. A geração Y não espera permanecer em um mesmo local de trabalho durante 20 anos. Por outro lado, eles estão dispostos a trabalhar horas a fio se sentirem uma conexão genuína com os valores da organização. Portanto, desde o começo, procure conhecer a missão empresarial e converse com funcionários que estejam lá há mais tempo. Isso pode servir de incentivo para que você realize suas funções com mais dedicação.
- A geração Y não espera ter apenas um chefe. Essa é a única geração que nunca quis trabalhar apenas para um chefe ao longo de sua carreira. Os Ys não se sentem incomodados com o job rotation, pois vêem a ferramenta como uma oportunidade de crescimento. Aproveite o seu espírito inovador e se esforce ao máximo para ter uma visão global da empresa – isso pode te trazer grandes frutos no futuro!
- Sensação de poder com grandes expectativas. Muitos jovens da geração Y se sentem poderosos. Agem como se o chefe devesse algo a eles por sua presença dentro da empresa. Porém, é preciso lembrar que a noção de poder é um comportamento 100% aprendido no ambiente. Há toda uma influência da educação e da criação recebidas, fazendo com que os Ys pensem de determinada forma. Ainda assim, lembre-se de que você deve se adaptar às necessidades de seu gestor. Atender a pedidos com certo sentido de urgência é um grande diferencial!
- Necessidade de gratificações e resultados tangíveis. A geração Y possui acesso a tudo e a todos – desde o fast food até as mensagens instantâneas. Isso os ensinou a ter pouca paciência e uma curta atenção concentrada, buscando progressos contínuos em cada aspecto da vida. Tudo o que desejam saber é o que se espera deles, oferecendo gratificações e benefícios constantes pelo trabalho realizado. Entretanto, é importante ter consciência de que nem sempre o seu gestor terá a disponibilidade para te acompanhar como você deseja. Tenha paciência no inicio e vá, aos poucos, investindo em sua autonomia.
- Uma nova relação com a tecnologia e a comunicação. Essa geração cresceu com o boom da internet e com os avanços da comunicação móvel. Os baby boomers costumam dizer que a geração Y é tecnologicamente avançada. Não é bem isso – esses jovens são tecnologicamente dependentes. Eles não sabem como a tecnologia funciona, mas têm plena consciência de que não podem viver sem ela. Tenha humildade para aprender o que ainda não sabe e lembre que nem tudo diz respeito à hi-tec. Solicite diálogo e conversas presenciais por parte de seus colegas.
- Necessidade constante de feedback. Se a empresa só oferece feedbacks anuais, certamente não irá atrair a geração Y. Eles precisam de feedback regularmente, de preferência duas vezes por mês. Porém, não é necessário que seja uma avaliação extensa. Um check-in de 5 minutos já faz os Ys felizes, pois significa que os gestores notaram a sua presença dentro da empresa. “Você fez um ótimo trabalho!”. Apenas isso, nada mais. Assim, valorize cada gesto de aprovação de seus companheiros de trabalho e mostre a eles que você se importa com isso!
Talvez essas características não soem inicialmente como aliadas à entrada da geração Y no trabalho, mas elas existem e devem ser bem gerenciadas. Além disso, se você conseguir perceber seu próprio jeito de agir e lidar com os demais, facilitará muito o trabalho do seu gestor no momento de avaliação e desenvolvimento!
Descubra o melhor que há em você e boa sorte!

Como é a Geração Y - Ambiente de Trabalho


Após descrever como é essa geração Y - da qual faço parte - quero agora expor como pode ser o ambiente de trabalho para aproveitar ao máximo esses novos funcionários. Muito poderão discordar de alguns pontos, por isso gostaria que colocasse isso nos comentários


Após descrever como é essa geração Y - da qual faço parte - quero agora expor como pode ser o ambiente de trabalho para aproveitar ao máximo esses novos funcionários. Muito poderão discordar de alguns pontos, por isso gostaria que colocasse isso nos comentários.
Vou partir de algo que já existe, deu certo, mas com certeza não é modelo que se aplica a todas as empresas. O modelo de trabalho do Google. Liberdade de horários, momentos de descontração dentro do ambiente de trabalho e outras mordomias que com certeza todos gostariam de ter no seu.
Como falei, não é modelo de sucesso para ser copiado pelas empresas. Mas serve como base para descrever o ambiente ideal, pois nesta empresa é explorado ao máximo as carateristicas desta geração, com um detalhe: lá estão os melhores e mais profissionais, cientes de sua liberdade e de sua função, o que sabemos que é uma minoria assim.
FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS
Essa eu ainda não entendo como dura nas empresas. Você cumpre com folga suas tarefas e tem que ficar obrigatoriamente até o fim do expediente em sua mesa, sentadinho, comportado - tipo criança de 1ª série - por que esse é seu horário. Nem pense em pedir uma hora no meio do expediente para fazer algo particular, como uma consulta por exemplo. Deixe o ambiente mais flexível em termos de horários, para que o funcionário concilie sua vida pessoal com a profissional, é algo muito importante para nossa geração.
POSTURA "PROFISSIONAL"
"Aqui na empresa é proibido conversar e fazer brincadeiras durante o expediente, pois aqui é um local de trabalho e vocês devem ter postura de profissionais..." Quem nunca ouviu isso de seu chefe? Sem exagerar, mas um ambiente mais leve, pessoal, sem regras inúteis, o mais próximo possível de um ambiente familiar diminui a tensão dos colaboradores, aumentando o rendimento. Ambiente militar só dá certo no exército!
QUEBRAR A ROTINA
Como falei no outro artigo sobre os "Y", a rotina é o maior problema para essa geração. Sei que existem funções que a rotina faz parte. Isso entendemos. O que as outras pessoas devem entender é que sempre tentaremos "quebrar" essa rotina, tornando o trabalho um pouco dinâmico, mais prazeroso. Por favor, apoie nisso, não coloque limitações!
QUALIDADE DE VIDA
Aquele cafezinho quente a todo momento é motivador. Tem estudos, muitos, que provam que uma boa alimentação aumenta muito o rendimento, e associada a hábitos saudáveis, minimiza o stress. O funcionário passa quase um terço de sua vida dentro da empresa - se não mais - e tem empresas que nem fornecem um simples café, por que é um "custo desnecessário". Mas garanto que o FDP do cara que fez essa regra tem na sua sala do bom e do melhor só pra ele!
Crie em seu ambiente de trabalho uma cultura saúdavel, que ele levará isso para sua vida pessoal. Aquela cara de sono de segunda com certeza você não verá com mais.
------------------------------------------------
Aquela pensamento - mais que ultrapassado - de que o trabalho e a vida pessoal devem ser separados, que cada um tem seu tempo devido, devem ser mudados urgente. Passamos boa parte da vida no trabalho. Nosso trabalho faz parte da vida pessoal. Não se pode separar e tratar como coisas diferentes...